sábado, 28 de maio de 2016

Queda Capilar

Olá, mais um post no blog e hoje irei abordar como tema a Queda Capilar. Lembrando que à queda pode estar relacionado ao mau uso de certos produtos assim como pode estar associado à doenças, sempre consulte o médico em caso de dúvidas.

O que é a Queda Capilar?
A perda dos cabelos é um problema comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Em primeiro lugar é fundamental que se faça uma distinção entre queda de cabelo e calvície. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície ou alopecia androgenética, embora muitas mulheres também sofram deste problema. A calvície é a falta de cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos. Dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema. A calvície masculina, o tipo mais comum, por exemplo, tem diversos tipos de tratamento, porém muitas pessoas acabam optando por não realizar nenhum tipo de tratamento e “assumem” a própria calvície. A perda dos cabelos pode ser progressiva, no caso da calvície masculina, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata. Pode acometer somente o couro cabeludo, mas também pode atingir todo o corpo. Alguns tipos de alopecia são apenas temporários, já outros são permanentes.
Por outro lado, a queda de cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e, quando patológica, tem diversas causas, como por exemplo doenças da tireoide, deficiência de ferro, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras. A causa exata da perda de cabelo vai determinar a quantidade de cabelo perdido, a velocidade com que isso acontecerá e que locais do corpo sofrerão mais com a perda de fios.

O que pode causar a queda capilar?
Perder cabelo é normal. Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todas as pessoas diariamente – o que não é muita coisa comparada aos mais de 100 mil fios sobre nosso couro cabeludo.
Conforme vamos envelhecendo, nossos fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos. No entanto, muitas pessoas apresentam uma perda de cabelos mais acentuada, o que pode ser um sinal de algum problema de saúde mais grave. Mas, mesmo em casos muito acentuados, aqueles que sofrem com perda dos cabelos não têm motivo para pânico: esse quadro não leva à calvície, pois todos os cabelos que caem serão repostos por novos fios!
Mudanças hormonais e no metabolismo podem levar à queda de cabelo temporária, o que justifica boa parte dos casos de mulheres que apresentam o problema. Essas mudanças podem ocorrer durante a gravidez ou parto, devido à irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais e também na menopausa.
Além disso, causas médicas também podem levar à queda de cabelo, como problemas na tireoide (órgão endócrino que regula os níveis de hormônio no organismo), alopecia (quando o sistema imune ataca os folículos capilares e causa a queda de vários tufos de cabelo ao mesmo tempo), infecções no escopo cabeludo (a exemplo de micoses) e outras doenças da pele (como lúpus e líquen plano).
Medicamentos também podem causar o problema, como os usados em quimioterapias, no caso de tratamento de câncer, e remédios para artrite, depressão, problemas cardíacos e pressão alta.
Estresse físico ou emocional relacionados ou não a uma experiência traumática podem deflagrar o quadro de alopecia areata.
Já a causa mais comum de calvície, como dissemos anteriormente, é a hereditariedade. Tanto homens quanto mulheres podem herdar este problema de seus pais. Isso acontece porque os hormônios sexuais são responsáveis pela miniaturização dos fios de cabelo em algumas pessoas. Este problema, bem mais comum em homens, começa geralmente na puberdade e se agrava conforme os anos passam.
Por fim, a tricotilomania, doença em que a pessoa arranca os fios com as mãos descontroladamente, pode ser responsável por falhas no couro cabeludo e pelos da barba.

Fonte (http://www.minhavida.com.br/saude/temas/queda-de-cabelo)
Ok, entendido o que é e quais as possíveis causas, falarei de como evitar que isso ocorra (sem englobar termos patológicos). 

• Evite usar muita química
O excesso de química no cabelo pode e tende a levar à queda sim, portanto não use desnecessariamente ou ainda mesmo que necessário, veja se o seu cabelo está apto a aceitar aquele procedimento químico.
• Evite ficar com os cabelos presos por muito tempo
 Por que ao prender o cabelo, esticamos o fios, assim facilitando a queda e a quebra dos mesmos.
• Chapinha - Alta Temperatura
Ao fazermos chapinha no cabelo submetemos ele a uma alta temperatura, detonando literalmente os fios. Portanto devemos evitar submeter o nosso cabelo a temperaturas tão elevadas.
• Vitaminas
A falta de vitaminas no cabelo também é um dos principais fatores para a queda do cabelo. Então, deve se ver se está carente de alguma vitamina, para isso consulte um especialista.
 -> 10 alimentos que previnem a queda capilar <-
- Espinafre
- Ovos
- Feijão
- Nozes
- Semente de Girassol
- Salmão
- Carne
- Trigo
- Cenoura
- Batata Doce

E para finalizar o post trouxe uma receitinha para recuperar o cabelo em queda! Deixando claro, que quando não tem a ver com termos patológicos.
Ingredientes:
2 ovos
Metade de um copo de água
A touca de banho ou um sacola plástica
Modo de preparo:
  • Bata os ovos.
  • Quando eles estiverem bem batido misture-os com meio copo de água.
  • Passe a mistura no cabelo massageando, para que ela penetre bem nos fios.
  • Cubra a cabeça com uma touca de banho ou uma sacola.
  • Deixe a mistura agir por uma noite e na manhã seguinte, retire-a com água morna, lave o cabelo normalmente.

O ovo nos cabelos:

O ovo é um ingrediente rico em proteínas capazes de fortalecer o cabelo, para retardar sua queda e preenchê-lo com brilho e maciez.

Repita esta operação uma vez por semana para evitar a perda capilar e ter um cabelo saudável, brilhante e macio.

Então é isso meninas!

Bjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário