domingo, 29 de maio de 2016

Colorimetria Capilar

Olá, mais um post e hoje vim falar sobre Colorimetria. O que é, por que é útil sabermos mais a fundo sobre ela, como a colorimetria se torna a nossa aliada e muito mais. Então se quiser saber sobre, continue lendo.
O que é?
Colorimetria Capilar é o estudo das cores naturais dos cabelos, bem como todas as modificações que podem ser feitas a partir do uso de cosméticos. Atualmente, no mercado da cosmética capilar, há colorações e descolorantes, que permitem realizar tais procedimentos.
-> Altura de tons <-
Esses são os tons capilares. Quando falamos em "abrir tons", é com base nos tons capilares que quando clareados abrem, por exemplo um cabelo estava castanho escuro e abriu 4 tons, na teoria o cabelo estaria num louro médio, porém existem outros fatores que interferem nesse resultado, um cabelo castanho ao clarear tende a clarear para um tom alaranjado e não loiro (como aconteceu comigo), por isso muita gente se surpreende com o resultado final.
Reflexos e Nuances


O que é?

Nuance é uma gradação sutil, leve, suave entre duas coisas que são 

contrastadas. 

No cabelo essas nuances são como uma segunda cor, só que sutil. Por exemplo eu tenho a coloração 8.4, então essa coloração seria um loiro acobreado, por ter o louro claro contrastando com o Laranja/Acobreado.


-> Estrela Oswald <-
O que é?
É uma tabela de colorimetria, que indica os tons que os cabelos possuem e os reflexos obtidos através do processo de clareamento ou do escurecimento. A tabela em questão deve ser sempre levada em consideração na hora de modificar a cor dos seus cabelos, para não provocar resultados indesejados, contrários ao desejado.
• Matização
O que é?
Matização é a neutralização de uma cor indesejada que foi posta nos cabelos. 
O meu cabelo está com reflexos laranjas por conta do processo de descoloração, 

como falei acima, ele está castanho e ao clarear ele abriu um tom alaranjado, se

 eu quisesse neutralizar essa cor, eu usaria um produto de pigmentação azulada, 

assim neutralizando essa cor.


• Misturas

Ao se ter uma noção de colorimetria é possível formar aquele tom super desejado, mas que você não encontrou em nenhum lugar. 


-> Numeração da Tinta <-

A cor da tinta é composta basicamente por:

  • Cor base
  • Reflexo Principal
  • Reflexo Secundário


Por exemplo eu tenho uma tinta 6.77
6 é a cor base (Loiro Escuro)
O primeiro 7 é o reflexo principal (marrom)
O segundo 7 é o reflexo secundário (marrom)
Resultado: Tom Chocolate



Processos de Clareamento e Escurecimento 


 • Colorimetria - Clareamento
Quando o assunto é clarear o cabelo, é muito importante lembrar que tinta não clareia tinta e o máximo de tom que o seu cabelo irá abir com aplicação de uma tinta é dois tons e claro se a tintura que está no cabelo não for muito forte como preto azulado ou vermelho intenso. 
O mais comum quando se fala em clareamento capilar, é  o processo de descoloração, por sinal muito agressivo, que irá retirar os pigmentos da coloração do seu cabelo, abrindo até 9 tons.
• Colorimetria - Escurecimento
O processo de escurecimento é muito menos agressivo do que um processo de clareamento, pelo simples fato de que ao se ter um cabelo mais claro e for realizar um processo para escurecê-lo, não será necessário nenhum outro procedimento químico a não ser a coloração e nesse caso, tinta escurece tinta. Lembrando que, não é por o fato de ser um processo menos agressivo, que irá ser bom para o cabelo, é um processo químico como qualquer outro e excesso de química no cabelo provoca a queda e o corte químico

FATORES QUE INTERFEREM NO RESULTADO FINAL DESEJADO

- Falta de conhecimento em colorimetria, isso se deve ao fato de, se você não tem uma base de qual cor poderá refletir em função da tabela de colorimetria ou de neutralização, o resultado final poderá ser o oposto ao almejado.
- Marca e qualidade da tintura, tinturas pouco pigmentadas tendem a não fazer um bom trabalho. Então, é importante, uma tintura de boa qualidade, não só pelo fato do resultado final poder ser diferente, como por um cuidado capilar.
- Volume da água oxigenada
Quanto maior, mais tons abrirá e mais danificará.
- Cor natural dos cabelos
- Cabelos já tingidos, como dito tinta não clareia tinta, se o seu desejo for clarear muito o cabelo ou até mesmo clarear um cabelo bem escuro, será necessário passar por o processo de descoloração.
- Nuances opostas
Se você estiver no seu cabelo uma nuance "x" contrária à "y", ambas serão anuladas, resultando num tom completamente diferente.

*Dicas*
Caso tenha dúvidas, consulte sempre a tabela de colorimetria, ao ter em mente o tom desejado, verifique os fatores que poderão interferir no resultado final desejado e o que se pode fazer por isso.

Bom, é isso meninas.

Não se esquece de me seguir nas redes sociais!

Insta
Pinterest
Google Plus
Youtube

Bjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário